Sunday, 1 April 2012

7 de Setembro 1952




O povo mariliense compareceu em massa ao desfile de 7 de Setembro de 1952.


A insegurança de estar empoleirado nas obras de um edifício em construção na Avenida parecia não preocupar as centenas de malabaristas improvisados. Olha o guarda-civil fingindo que tudo está dentro da lei.

"Subiu na Construção como se fosse Sólido"...

É o que todos fizeram, pois, alem da vista privilegiada, de fronte à construção estava o palanque armado,
ali, naquela frente, era onde tudo acontecia, então... por que não!?... o policial também aproveitava a festa.

Agora, o que me chamou a atenção foi; que Construção era essa? Confrontei com outras fotos e conclui que era a nova agência do Banco Brasileiro de Descontos. Veja você - do lado esquerdo está o prédio de uma Relojoaria, que eu não consegui identificar seu nome em nenhuma das fatos que tenho nas quais ela aparece. Do lado direito à construção vemos a parte arcada da fachada da Brasserie. Cezar Reis.


Tiro de Guerra 227


valorosos rapazes ?

mais rapazes... que escola?


alunas do Ginasio Sagrado Coração de Jesus...


futuras professoras da Escola Normal do Sagrado Coração de Jesus.


Ginasio Sagrado Coração de Jesus


Escola SENAC


a banda feminina da Escola Técnica de Comércio e Ginásio Fernão Magalhães.


crianças da Escola Adventista de Marilia.


meninas anunciam a passagem da Escola Adventista de Marília.

?

?


Grupo Escolar Gabriel Monteiro da Silva


?

?


Grupo Escolar do Alto Cafezal


Grupo Escolar Tomaz Antonio Gonzaga ?


Grupo Escolar Tomaz Antonio Gonzaga ?


Educacional



DIA DA PATRIA EM MARILIA-SP - 1952


Escolas e instituições que desfilaram em 7 de Setembro de 1952. Às 16:30 horas teve começo o desfile, obedecendo esta ordem:

Associação dos Ex-Combatentes, secção de Marília;
Tiro de Guerra 227;
Colégio Estadual e Normal;
Escola Técnica de Comércio e Ginásio Fernando Magalhães;
Ginásio Sagrado Coração de Jesus;
Ginásio São Bento;
Escola Profissional Feminina;
Escola SENAC;
3o. Grupo Escolar;
Escola Paroquial Santo Antonio;
Escola Adventista de Marília;
Grupo Escolar Gabriel Monteiro da Silva;
Grupo Escolar de Vila Barbosa;
Grupo Escolar do Alto Cafezal;
Curso de Aplicação anexo à Escola Normal Sagrado Coração de Jesus;
Curso de Aplicação anexo à Escola Normal Oficial e
Grupo Escolar Thomaz Antonio Gonzaga


Trabalho da Organização Fotográfica Mariliense - a cargo de Florisvaldo Oliveira Caires, Prédio Ouro Verde, 6o. andar, sala 609, telefone provisório 6253. Para onde os interessados deverão enviar suas encomendas. O mais perfeito serviço de reportagem fotográfica. Confecções de finíssimos albuns com históricos e legendas de casamento, aniversário, festa e recepções em cidades e fazendas.

Marília, a exemplo de outros anos anteriores comemorou condignamente essa passagem magna da história pátria. Pelas ruas da cidade, transluzindo sentimento de nacionalidade e sob as vistas deferentes da população, nesta tarde desfilaram garbosamente seus escolares.

Na tribuna oficial, postada na Avenida Sampaio Vidal, frente ao Marília Tennis Club, viam-se essas autoridades: dr. José Manuel Arruda, Juiz de Direito da Comarca; dr. J. Coriolano de Carvalho e dr. Aniz Badra, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal; sr. Adorcino Oliveria Lirio e dr. Simão de Andrade Ribeiro, respectivamente Prefeito e Vice-Prefeito do Município; dr. Edmur Brandão Lacerda; Delegado Regional de Polícia e professor Oguiomar Ruggeri, no exercício do cargo de Delegado Regional do Ensino.

Presente também estava ali o grande nadador Tetsuo Okamoto, momentos antes chegado da Capital, de retorno à Marilia após participar das Olimpíadas de Helsinque , ao passar o Colégio Estadual, desceu da tribuna e desfilou a sua frente sob aplausos da população, que fremiu de entusiasmo ante o desfilar imponente de aproximadamente 7.000 escolares, precedidos pelos ex-pracinhas da FEB e pelos rapazes do Tiro de Guerra 227, em numero superior a 400.

Magnifica cooperação aos festejos cívicos ofereceu o Aero Clube de Marilia fazendo voar sobre o desfile vários de seus aviões, 3 dos quais ostentando bandeiras, e um deles, o que constitui originalidade notável, espargindo confetti sobre o povo e os escolares. Assim rememorou Marília a exelsa data pátria.

7  de SETEMBRO de 1954 



Olha a Celina Sandoval radiante pedalando pela Avenida em 1954, dois anos depois.


art by Celina.



4 comments:

  1. Olá, Carlus, veja só que coincidência: na foto de nº 21, o rapaz da segunda fila, segunda coluna nada mais é que meu sogro, nessa época, ele era solteiro. Agora, qual escola estava representando... nem minha esposa não sabe dizer. Severo Messias Franco era o seu nome, falecido em julho/1995.
    É muito legal essas fotos de desfiles cívicos, existia civismo no coração das pessoas.

    ReplyDelete
  2. Olá Cezar, essa foto, por coincidência, é a única 'original'; ou seja, fui eu que a reproduzi de coleção particular, já que meu tio Luiz Amorim é o quinto rapaz da fila; inclusive meu primo fez uma pequeníssima marca azul em sua camisa branca. Eu tenho quase certeza que a escola era o EDUCACIONAL, que ficava lá perto do Cristo Rei, mas era uma escola Protestante. Pergunte à sua esposa, que talvez ela se lembrará do nome!

    ReplyDelete
  3. lindo trabalho lindo lindo obrigado por postar

    ReplyDelete
  4. Obrigado pela visita e mais ainda pelo comentário, Michel Lopes,

    ReplyDelete